As propriedades físicas do pepino

As propriedades físicas do pepino são inumeras, e talvez a grande maioria, desconhecidas. Contrariamente ao que se pensa, os pepinos não servem apenas para serem usados em saladas, como acompanhantes que facilitam a digestão. Servem para muito mais do que isso, mas se não acredita, leia as dicas que deixamos aqui para você ler.

Conheça as propriedades físicas do pepino


Os pepinos contêm a maioria das vitaminas de que o ser humano necessita diariamente. Um pepino contém Vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, Vitamina C, Ácido Fólico, Ferro, Cálcio, Magnésio, Potássio, Fósforo e Zinco.

Sempre que se sentir cansada à tarde, dispense os cafés e coma umas fatias de pepino. Os pepinos são óptimas fontes de Vitaminas B e Carbo-hidratos que fornecem energia que durar horas.

Está cansada de ver o espelho da sua casa de banho embaçar logo após o banho? Esfregue uma rodela de pepino no espelho. Verá que além de eliminar a neblina, ainda lhe deixará uma agradável fragrância como se estivesse no SPA.

As lesmas e caracóis estão a arruinar as suas plantas? Coloque umas rodelas de pepino no seu jardim ou horta, dentro de um prato pequeno que não seja feito nem de ferro nem de alumínio, e verá como as “pestes” se manterão afastadas das suas plantas.

Procura uma rápida e fácil de se ver livre da celulite antes de ir até à piscina ou à praia? Experimente esfregar uma ou duas rodelas de pepino nas áreas afectadas durante alguns minutos. Os fito-químicos existentes no pepino forçam o colagénio da sua pele a encolher, reafirmando a camada externa da pele, reduzindo assim a visibilidade da celulite. Também funciona lindamente para as rugas.

Deseja evitar ressacas ou dores de cabeça? Coma umas fatias de pepino antes de adormecer e verá como acorda ao outro dia sem dores nem ressacas. Os pepinos contêm bastante açúcar, Vitamina B e electrólitos que repõem os nutrientes essenciais que o organismo perde, mantendo assim tudo equilibrado, evitando as ressacas e as dores de cabeça.

Procura evitar sentir fome à tarde ou noite? Saiba que os pepinos têm sido usados como refeição rápida para evitar a fome, durante centenas de anos tanto por caçadores europeus, como por comerciantes e exploradores.

Vai para uma importante entrevista de emprego e não tem tempo para engraxar os sapatos? Simples: esfregue uma rodela fresca de pepino sobre os seus sapatos. Os elementos químicos darão um rápido e durável brilho, acrescido da vantagem de servir como repelente natural de água.

Não tem em casa o frasquinho de óleo para arranjar aquele barulho irritante da porta que teima em ranger? Corte uma fatia de pepino e esfregue-a no local problemático: verá como o rangido desaparece no mesmo instante.

Está cansada, stressada e sem tempo para fazer uma massagem facial ou uma visita ao seu SPA preferido? Corte um pepino inteiro e coloque-o numa panela de água a ferver. Os químicos e nutrientes existentes no pepino reagem com a água a ferver, soltando-se no vapor produzido, criando assim um relaxante cheiro que está provado reduzir o stress em mulheres que acabaram de ser mães e em estudantes durante os exames finais.

Acabou de almoçar e deu conta que não tem pastilhas elásticas para mascar? Corte uma fatia de pepino e esprema-a no céu-da-boca com a ajuda da língua durante 30 segundos de forma a eliminar o mau hálito. Os fitoquímicos encarregar-se-ão de matar as bactérias responsáveis pelo mau hálito.

Procura uma forma ”ecológica” de limpar as suas pias, torneiras ou aço inoxidável? Experimente esfregar uma rodela de pepino na superfície que deseja limpar, isto não só remove a cor esverdeada que reveste muitas vezes os cobres, como ainda lhes restitui o brilho original. Além do mais, o pepino não deixa marcas, não mancha nem prejudica as suas unhas e mãos enquanto proceder à limpeza das superfícies.

Todos nós já usamos esferográficas e cometemos um erro. Pegue na casca do pepino e use-a devagar para “desmanchar” o erro. A casca do pepino também funciona lindamente em nas marcas dos riscos de lápis de cor que as crianças deixam nas paredes.

O pepino é um excelente tónico para o fígado, vesícula e rins, dando força e vitalidade aos cabelos e unhas, devido ao seu alto teor de sílica e flúor. O seu sumo pode ser utilizado nas inflamações tanto do tubo digestivo como da bexiga.


O pepino tem ainda uma acção purificante, servindo para eliminar a gordura da pele. Deve ser consumido sempre com a casca bem lavada, pois é nela que se encontram todas as substâncias que o tornam num alimento de fácil digestão.

Além de tudo isto, o pepino é um excelente diurético natural, sendo também um grande aliado na dissolução de cálculos renais. É muito rico em potássio, também conhecido como o “mineral da juventude”, pois o potássio proporciona flexibilidade aos músculos dando elasticidade às células que compõem a nossa pele. Isto traduz-se no rejuvenescimento da epiderme e do rosto. É por isso que é habitual verem-se tantas mulheres com umas rodelas de pepino sobre o rosto, a repousarem enquanto rejuvenescem.

Agora que já lhe explicamos todas as vantagens de consumir pepino com frequência, que tal um suminho de pepino? Garantimos-lhe que vale a pena provar e aguardar pelos excelentes resultados…

Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats