Bronzeado perfeito

Bronzeado perfeito para o Verão é o sonho de todas as mulheres. O verão está aí à porta e está na hora de se começar a preocupar; quando olha para o espelho e vê a bonita “cor do pecado” de um bronzeado perfeito, o que é que sente?

Um bronzeado perfeito


Um céu enevoado, um chuvisco e a correria do dia-a-dia. Está tudo contra si e não consegue arranjar um tempinho livre para se deitar à beira da piscina e ficar simplesmente esticada ao sol. Uma fácil e rápida solução é o bronzeado artificial. Existem quatro tipos de soluções: ir para a câmara de auto bronzeamento, aplicar um bronzeamento a jacto, usar cremes auto bronzeadores, ou ainda, conseguir um bonito e perfeito bronzeado através da ingestão de beta caroteno por via oral. No entanto, o auto bronzeamento, feito através do recurso a cremes é o método mais seguro, pois além de não causar envelhecimento da pele, também não provoca cancro.

Porém, o método da aplicação do creme necessita de alguma atenção especial, uma vez que se não for bem espalhado, pode deixar manchas ou deixar um bronzeado desigual. Áreas como cotovelos, joelhos ou cicatrizes, devido ao facto de serem mais ásperas e rugosas, precisam de uma quantidade menor deste produto. Já as câmaras de auto bronzeamento são um outro método onde a pessoa que se bronzeia, fica exposta às radiações ultravioletas por um período máximo de quinze minutos, em sessões que podem variar de 1 a 2 vezes por semana. No entanto, este método de auto bronzeamento não é o mais indicado, uma vez que provoca o envelhecimento prematuro da pele e ainda há o risco de poder acelerar o aparecimento de cancro de pele.

Pessoas que já tenham tido cancro de pele, que fiquem vermelhas com a exposição solar ou que possuam um tom de pele muito clara, estão contra-indicadas para esse método de bronzeamento. Este grupo de pessoas, tem mais facilidade e probabilidade de desenvolverem cancro ou envelhecimento precoce da pele. Menos utilizado por ser menos conhecido é o auto bronzeamento através de via oral; este é feito através da ingestão de pequenas pílulas que devem ser ingeridas até um mês antes à data em que se pretenda ter um aspecto bronzeado. Estas pílulas são feitas à base de betacaroteno (existente nas cenouras por exemplo) e é ele que proporciona uma coloração amarelada à pele. Este método é mais utilizado como forma de terapêutica em pacientes que não possam ser expostos ao sol, devido à sensibilidade do organismo perante os raios solares. Já o método de bronzeamento artificial por jacto, que é normalmente feito em clínicas de beleza e de estética, emite um tipo de pigmento que se deposita e colora a pele. Quando comparado com o creme de auto bronzeamento, este método a jacto, possui maior concentração de produto, pelo que acaba por ser muito mais rápido na obtenção da tonalidade de bronzeado perfeito e desejado. Tal como acontece com o uso de cremes, a única contra-indicação do método de bronzeamento a jacto, é que não é aconselhado a pessoas que tenham qualquer tipo de lesão na pele.

Alguns cuidados a ter

Nenhum dos tratamentos para obter um bronzeado perfeito, acima citados exclui a utilização de protecção solar sempre que se esteja exposto ao sol. A câmara de auto bronzeamento é apenas aconselhável para pessoas acima dos 20 anos de idade. As pessoas mais idosas têm mais facilidade em desenvolver cancro de pele, pelo que devem evitar o seu uso. Nunca repita uma sessão de câmara auto bronzeadora antes de ter completado 48 horas desde a sua última sessão.

Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats