Como evitar dores nas costas

Como evitar dores nas costas para se conseguir evitar a dor, a forma correcta de nos sentar-mos é com a coluna direita. É verdade que as posturas incorrectas são inimigas da coluna, contudo, se se sentar demasiado direita, durante períodos demasiado prolongados, poderá sofrer de tensões nas costas.

Como evitar as dores nas costas


É aconselhável que se encoste e se curve ligeiramente a coluna vertebral e se levante de vez em quando, evitando assim permanecer sentada, por longos períodos de tempo. Outra coisa que pode provocar dores na coluna, é o levantamento de pesos. O problema não reside tanto no peso que levanta, mas sim na forma como o levanta. Sempre que levantar algo, tente agachar-se o mais próximo possível do objecto, mantendo a costa direita e a cabeça sempre levantada: esta é uma boa forma de saber como evitar futuras dores de costas. De seguida, levante-se fazendo maior força nas pernas para poder elevar a carga. Se sofrer de dores fortes na coluna, deve ou não permanecer mais tempo deitada na cama A verdade é que descansar pode ajudar no caso de ferimento grave na origem da dor de coluna. Contudo, permanecer deitada numa cama durante um ou dois dias inteiros, poderá ser prejudicial, piorando as dores que está a sentir.

É importante saber como evitar as dores nas costas e saber que estas não são unicamente provocadas por lesões, pois também se podem dever à degeneração dos discos da coluna vertebral, a hérnias discais, a determinais doenças, a infecções ou até poderão ser causadas por doenças hereditárias. Quando se diz que as pessoas mais magras não têm dores de costas, está-se a ter uma ideia errada. Toda a gente pode sofrer deste mal, incluindo os mais magros, em especial, pessoas que sofram de distúrbios alimentares que possam sofrer de perda de massa óssea, podendo mesmo resultar numa fractura muito dolorosa das vértebras. Ao contrário do que se possa pensar, o exercício físico é bastante benéfico para ajudar a prevenir o problema. Provavelmente, se este for o seu caso, o seu médico recomendar-lhe-á um programa de exercício ligeiro, como hidro-ginástica por exemplo, que será depois aumentado gradualmente. Por último, existe a questão da firmeza dos colchões. Se antigamente se tinha a ideia de que quanto mais duro melhor, hoje em dia essa recomendação foi posta de parte por quase todos os médicos ortopedistas. O ideal será dormir num colchão firme q.b., ou seja, nem muito mole, nem muito rijo. Os colchões em espuma de poliuretano ou de látex são os mais recomendáveis, uma vez que conseguem uma sustentação do peso do corpo, consoante as zonas onde existe mais ou menos peso, mantendo assim a coluna numa postura correcta durante o período de descanso nocturno.

Se é verdade que passamos longos anos de vida, deitados num colchão, é importante que se dê valor à qualidade do colchão onde se descansa. Esta é outra preciosa dica de como evitar futuras dores nas suas costas. Por isso o nosso conselho é: compre uma mobília barata, uns lençóis ou edredão barato, mas não se contenha em comprar um bom colchão. Existem imensas pessoas que gastam pequenas fortunas numa mobília de quarto e que depois escolhem o colchão mais barato existente na loja. Mesmo que não sofra da coluna, e não tenha qualquer recomendação medica para adquirir um colchão especifico, invista num bom colchão, até porque irá funcionar como meio de prevenção para futuros problemas de coluna.

Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats