Ginastica para exercitar o cérebro

Ginastica para exercitar o cérebro é fundamental para a saúde mental, porque se as pessoas já se habituaram a frequentar o ginásio para exercitar o corpo, deveriam também criar hábitos em que se habituassem a exercitar a mente. Sempre que agimos de forma automática, estamos a deixar que o nosso cerebro se acomode, perdendo assim as suas capacidades produtivas ao longo dos anos.

Ginastica para exercitar o seu cérebro


Existem determinadas alturas em que a pessoa sente que a suas capacidades de concentração ou de memória, estão numa fase baixa, em que se tropeça constantemente em esquecimentos. Acontece não só com o passar dos anos, como também em alturas em que parece precisarmos mais da nossa memória e capacidade de concentração. Contudo, alegre-se, pois já existe uma solução: chama-se neuróbica e foi descoberta pela ciência da neurociência. Trata-se de uma espécie de aeróbica para os neurónios, um tipo de ginástica própria para cérebros que os deixa em melhor forma. Esta nova disciplina consiste em manter todos os sentidos em alerta, de forma a prestar mais atenção nos gestos que se cumprem diariamente de forma automatizada, pois sempre que se age de forma automática, perde-se a noção do que se fez.

Um bom exemplo de uma situação destas é perguntar a um experiente condutor como se faz para por o carro a circular a uma velocidade ideal. Ele terá com certeza alguma dificuldade em responder à pergunta de forma rápida, já que terá de pensar na sequência de todos os passos a dar ate atingir a velocidade ideal. Pelo contrario, a mesma pergunta for feita a um condutor inexperiente ou aprendiz de condução, ele irá repetir facilmente todos os gestos a cumprir até conseguir por o carro em andamento, já que cumpre esta tarefa à pouco tempo e a consegue visualizar todos os passos de forma fácil e rápida. Por isso, o melhor será esquecer o piloto automático e concentrar-se apenas em fazer coisas novas.

Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats