Máscaras Caseiras Para o Cabelo

Máscaras caseiras para o cabelo é um truque que todas as mulheres deveriam saber fazer. Afinal de contas para se ter uma boa aparência e  um cabelo bem arranjado, é meio caminho andado para estar sempre impecável, e isso pode ser facilmente conseguido com a ajuda destas máscaras caseiras. Tome nota:

Máscaras Caseiras Para o seu Cabelo

  • Se o seu gel fixador acabou, bata uma clara de um ovo, espalhe-a muito bem pelo couro cabeludo até lhe poder dar a forma que quiser. Além de lhe fixar o penteado, depois de seco ficará com um bastante brilhante.
  • Outra das máscaras caseiras para aplicar no cabelo, é bater dois ovos batidos e aplicá-os com a ajuda de um pincel por toda a cabeleira; eles alimentam os seus cabelos com proteínas necessárias para que este cresça mais forte e vigoroso. Se os seus cabelos forem secos, utilize apenas a gema do ovo, pois a clara tem tendência a secar ainda mais os cabelos.
  • Para reparar os cabelos danificados faça uma mistura de azeite e gema de um ovo. Massaje muito bem azeite pelo couro cabeludo; bata a gema do ovo e use-o para fazer uma leve massagem no couro cabeludo, desde a raiz até às pontas. Espere 10 minutos e lave com o seu shampoo normal. Repita esta operação uma vez por semana, durante um mês seguido; verá que os seus cabelos ficam com um aspecto muito mais saudável.
  • O azeite é considerado um dos melhores hidratantes naturais, e faz parte de muitas máscaras caseiras para aplicar nos fios de  cabelo principalmente para cabelos muito secos, baços ou espigados ou ainda, para cabelos maltratados por tintas ou permanentes. Contudo, evite aplicá-lo na raiz do cabelo, para não o deixar demasiado oleoso. Lave e enxagúe muito bem.
  • Para eliminar temporariamente a oleosidade dos seus cabelos, aplique nas raízes com a ajuda de um algodão, um pouco de tónico adstringente. Deixe ficar e não o passe por água.
  • Para obter uns cabelos super brilhantes eis outra das maravilhosas máscaras caseiras para um bonito cabelo: misture uma colher de sopa de vinagre de maça com um pouco do seu shampoo. Ensaboe bem os cabelos e passe-os abundantemente com água fria durante aproximadamente 3 minutos.
  • Se tem cabelos muito ralos ou muito fracos, junte um copo com cerveja preta à última água de enxaguar. A levedura da cerveja ajuda a revitalizar as fibras capilares mais enfraquecidas.
  • A cerveja também ajuda a remover os resíduos dos cabelos. Junte 6 colheres de sopa de cerveja a um copo de água quente e passe por todo o cabelo. De seguida, lave-o com água tépida.
  • A aplicação de maionese funciona como uma máscara natural, pois tem o efeito duplo, das propriedades nutritivas do ovo e das propriedades do azeite, que funcionam como suavizantes.
  • A raiz de rui barbo dá cor e ilumina todo o tipo de cabelos, tingindo-os de uma forma natural. Ferva 50 gr de raiz de rui barbo num litro e 1/2 de água; de seguida tape o recipiente e deixe cozer em lume brando durante uma hora. Quando o liquido arrefecer, coe a infusão. Usa-se para enxaguar, passando a infusão pelo seus cabelos diversas vezes com a ajuda de um disco de algodão. Deixe-o secar ao ar, naturalmente, de preferência ao sol.
  • Para reforçar ou escurecer os castanhos-escuros experimente fazer uma infusão com salva vermelha; coloque 50 a 75 gramas em 600 ml de chá índio ou junto a uma base com cravos-da-índia devidamente esmagados. Aplique esta mistura como último enxaguamento.
  • Outra das máscaras caseiras para cabelo gorduroso é diluir o sumo de 1 limão num copo de água e misture-o na última água de enxaguar, enxaguando de seguida, muito bem os cabelos com água limpa que deverá estar morna ou fria; o limão regula-lhe a gordura dos cabelos.
  • O óleo de bardana, serve para nutrir e amaciar os cabelos muito secos, finos ou estragados, fortificando assim, o couro cabeludo.
  • Também o uso de shampoo feito à base de castanha-da-índia servirá para revigorar os seus cabelos.
  • O leite de aveia é uma excelente fórmula de limpeza pouco agressiva que confere uma grande suavidade ao seus cabelos. Pode usar shampoo que contenha este ingrediente para fazer lavagens diárias do seu couro cabeludo.
  • Se tem uns cabelos que têm tendência a armar com a aplicação de cremes amaciadores, gel de pentear ou spray, experimente misturar 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio com o seu shampoo usual uma vez por semana. Enxagúe muito bem e seque da forma normal.
  • Se tem uma cabeleira com coloração artificial que está a precisar de um retoque ou simplesmente deseja melhorar a sua cor de uma forma natural, saiba que as loções feitas com ervas dar-lhe-ão reflexos ou profundidade e são normalmente loções muito baratas. Se quiser experimentar loções de ervas, pode faze-lo sem medo. O seu efeito é tão subtil que não corre nenhum risco real. Contudo, evite as cores feitas de frutas cítricas ou cores de vegetais. Nunca use limão nem sumo de beterraba. Tanto o limão como a beterraba, são imprevisíveis com o decorrer do tempo e são bastante afectados pela exposição solar. O sumo de limão aliado ao sol, podem deixar-lhe os cabelos mais loiros logo desde a primeira aplicação, mas após fazer vários tratamentos, a cor dos cabelos irá ganhar tantos tons quanto os tons de um tronco de árvore.
  • Para dar mais brilho ao seus cabelos loiros: faça uma infusão com 2 colheres de sopa de camomila seca e 2 colheres de sopa de calêndula juntamente a 950 ml de água a ferver, durante ½ hora. Certifique-se de que arrefece e espalhe a mistura pelo cabelo molhado.
  • Para dar brilho aos cabelos escuros: em vez das ervas acima referidas, faça uma infusão com salva e alecrim. Para conseguir um brilho extra, adicione à mistura, uma colher de sopa com vinagre de cidra.
  • Para dar vida aos cabelos ruivos: misture 1 colher de sopa de mel com 2 de colheres de açafrão; de seguida adicione 950 ml de água a ferver. Deixe ficar durante ½ hora, verifique bem a temperatura e aplique suavemente sobre os seus cabelos molhados. Enxagúe muito bem no final.
  • Para ajudar a melhorar os cabelos oleosos, experimente misturar uma vez por semana ½ copo de sumo de maça natural, com ½ colher de vinagre branco. Coloque esta mistura sobre os cabelos molhados, aplicando-a após a lavagem, e deixa-a actuar durante aproximadamente 30 minutos. Depois é só retirar com água morna. Esta mistura ajudá-la-á a retirar o excesso de oleosidade dos cabelos, dando-lhe um maior volume.
  • A última das nossas receitas de máscaras caseiras para tratar cabelo seco é experimentar fazer esta máscara em sua casa: junte 2 colheres de maionese com ½ colher de mel. Misture muito bem estes 2 ingredientes e coloque a mistura sobre os seus cabelos, deixando-a actuar entre 10 a 15 minutos. Sente-se num sítio onde possa apanhar sol, ou use o secador, de maneira a intensificar o tratamento. Depois é só retirar com água morna e lavar normalmente como habitual, com shampoo e amaciador.
Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats