O que são obesogens?

Culpamos facilmente o ganho de peso por comer demasiados hambúrgueres e por queimarmos pouca gordura, contudo os cientistas estão a descobrir que os produtos químicos a que estamos expostos a todos os dias podem ser uma grande parte da epidemia da obesidade: obesogen. Mas afinal o que são obesogens?

Sabe o que que são obesogens?

10 dietas para emagrecer rapido imagens

Denominados de obeso genes, ou desreguladores endócrinos, estes químicos naturais e artificiais, funcionam alterando o sistema de regulação que controla o seu peso. Fazem crescer as células de gordura que você possui, diminuindo as calorias que você queima, podendo mesmo alterar o modo como o seu corpo controla a fome.

Mas afinal percebeu o que são obesogens? No fundo um obesogen trata-se de uma toxina que a ciência descobriu recentemente e que pode ser encontrada tanto em alimentos como no meio ambiente envolvente. As maiores fontes são os alimentos de origem animal, as comidas industrializadas mas especificamente as que contêm xarope de milho e a água não filtrada.

Como evita-los:

  • Compre peixes selvagens como por exemplo salmão, que é um excelente peixe para um coração saudável devido aos seus ómega-3 ácidos gordos. Adquira sempre que possível, carne criadas ao ar livre e isentas de antibióticos e hormonas.
  • Instale um filtro de carvão activado granulado na torneira da sua cozinha de forma a filtrar os produtos químicos, em especial a atrazina.
  • Use garrafas de água em alumínio ou as de plástico isentas de BPA.
  • Fique longe de plásticos com os números 3 ou 7 na parte inferior, que podem libertar BPA. Em vez disso prefira plásticos com os números 1, 2, 4, 5 e 6, que não são susceptíveis de conter BPA.
  • Mantenha as garrafas de água fria (as temperaturas quentes aumentam os potenciais do BPA) e nunca aqueça a comida em recipientes de plástico no microondas.
    Coma menos alimentos enlatados. Opte por congelados ou frescos de preferência. O atum é um dos peixes que podem ser encontrados em embalagens que não contêm BPA.
  • Livre-se das suas panelas anti-aderentes, se possível. Se tiver de usar uma frigideira em teflon, nunca use objectos de metal pois pode arranhar a superfície e libertar substâncias químicas lá contidas. Se tem panelas ou frigideiras em teflon riscadas, deite-as fora.
  • Compre carnes directamente ao balcão de um talho. Quando lhe embalarem a carne, peça para ser envolvida em papel pardo.
  • Ignore os purificadores de ar, areje a casa abrindo as janelas, e experimente perfumar o ambiente com ramos de lavanda seca.

programa dr oz show imagens

Estas são as formas mais adequadas de lidar com os obesogens, indicadas pelo conceituado Dr. Mehmet Oz e pela sua equipa médica do programa Dr.Oz Show do qual somos fãs.  Siga estes conselhos para uma vida mais saudável!

Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats