Saude Intima Feminina

Saude intima feminina pode e deve ser feita pela mulher em situações que o organismo requeira. Pode ser feita com sabonetes intimos ou com outros produtos próprios para lavar esta zona tão sensivel. Porém, não convém abusar de certos produtos. Fique a saber porquê.

Saude Intima Feminina


Para uma boa saude feminina, fazer a higiene intima com um sabonete comum,  não é recomendado pela grande maioria dos ginecologistas, dado que a região vaginal não é igual nem tem um PH igual ao resto do nosso corpo. Por esse motivo a mulher deve procurar usar um sabonete íntimo para fazer a limpeza desta zona do corpo tão sensível. Se for necessário, poderá pedir conselhos ao seu médico ou a um farmacêutico. Muitas marcas de sabonetes íntimos já ganharam outras versões mais praticas, que se podem facilmente transportar na mala, como por exemplos os toalhetes humedecidos ou produtos em spray.

Existem até sabonetes íntimos específicos para os casos em que se possa ter uma diarreia ou outro problema de saude e se necessite fazer uma higiene intima feminina mais cuidada. No entanto, os médicos recomendam que não se usem este tipo de produtos diariamente; no máximo devem ser usados uma a duas vezes por semana, precisamente pelo facto de poderem alterar o PH da vagina, quando usados em demasia. No dia a dia, pode-se recorrer ao uso de um sabonete comum, desde que exagere. Algumas mulheres chegam a lavar-se cada vez que vão à casa de banho, quando isso só é necessário fazer, quando se faz uma evacuação.

O uso excessivo de sabonetes íntimos ou sabonetes normais, mata as bactérias existentes na região genital da mulher, matando as más, mas matando as boas também. A verdade é que os sabonetes íntimos são um grande aliado na hora das mulheres fazerem a sua higienizaçao. Porém, a mulher não deve escolher o produto que mais gosta, é necessário seguir os conselhos do seu ginecologista de maneira a saber qual sabonete íntimo mais indicado e qual a frequência com que o deve usar.

Um sabonete de higiene intima deve ser algo que faça bem à saude da mulher e que não lhe cause problemas. O uso exagerado de pensos diários também não é aconselhado pelos ginecologistas, uma vez que os mesmos impedem a natural transpiração da região genital feminina, chegando mesmo a poder provocar corrimentos vaginais entre outras alergias.   Lembre-se que o melhor que tem a fazer para tirar todas as suas dúvidas é consultar um médico ginecologista que seja da sua total confiança.

Dicas para uma boa saúde íntima feminina:

  • Não faça a total depilação das regiões da vulva e do ânus, para que as mesmas não fiquem demasiado sensíveis.
  • Lave sempre a região genital antes e depois de ter relações sexuais se sempre que tenha de ir à casa de banho evacuar.
  • Não usar pensos diariamente, a não ser no período em que se encontra menstruada.
  • Evite usar tampões na altura da menstruação; o facto de permanecer muito horas seguidas com o tampão ensanguentado na vagina, faz com que as bactérias más se proliferem; prefira o uso de pensos higiénicos.
  • Fazer lavagens internas deve ser algo a evitar, uma vez que prejudicam as defesas naturais desta região.
  • Prefira usar cuecas em 100% algodão, pois permitem uma melhor respiração da região genital.
  • Evite usar calças de ganga demasiado justas.
  • Para uma melhor saude feminina intima, sempre que lhe for possível, durma sem cuecas, para arejar a zona genital.
Sem Comentarios


Comenta

Tem de estar logado para comentar.


Web Stats